quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Zendikar, com o tema a la Indiana Jones

Sempre vimos coleções temáticas que rodavam em cima de uma habilidade ou de um tipo de criatura. Sempre há uma conexão entre os cards, mas nunca eles me foram tão gritantes quanto nesta coleção. Tudo gira em volta de armadilhas, labirintos, surpresas. Isso é muito bom. Todas as rodas de discussão concordam que há inúmeros cards legais nessa coleção. Inúmeros arquétipos podem ser criados baseados apenas nos cards de Zendikar, o que indica um ambiente bloco muito interessante e cards que vem para completar os arquétipos existentes de Alara.

Eles até ressuscitaram os Kor, uma raça que inicialmente foi criada no bloco de tempestade e que apareceu brevemente no bloco de Espiral Temporal. Eles não devem vir para substituir os Kithkins, como raça, visto que os Kor de Zendikar parecem mais propensos a serem requisitados por seus outros tipos de criaturas: Aliado e Soldado.

Olha ai outra característica bem marcante de Zendikar que cabe perfeitamente na temática do novo mundo. Afinal de contas se você está em busca de tesouros e poderes escondidos, como você poderia faze-lo se não possuir aliados? E parece que virou meio um padrão que a cada novo mundo um novo tipo de criatura seja criado, ou mais explorado, para fazer funcionar alguma nova mecânica.

Os Kavus, os Rebeldes, os Kithkins, os Samurais e ninjas, os Myr, as Bestas, e mais alguns exemplares de tipos de criaturas, que antes haviam sido levemente mencionados nos anais da historia do magic, foram “forçadamente” elevados a vigésima milionésima nona potencia, ao serem equiparados aos Soldados e Goblins e Elfos, para que os desenvolvedores pudessem abusar de seus tipos de criaturas sem desbalancear o tênue equilíbrio entre as principais raças. E os aliados assim como os rebeldes, se encaixam perfeitamente na temática do bloco. Há aliados em todas as cores e para todos os gostos e com todas as habilidades, assim como as armadilhas.

Espero sinceramente que esse seja um dos melhores ambientes já criados e que todos os eventos de pré-lançamento lotem.

É claro que devido aos problemas que ainda estão instalados na importação do material em português nosso pré-lançamento será adiado. Mas o que me deixa tranqüilo é que recebemos um e-mail da organização central da Devir falando sobre o atraso, mas somente sobre ele, ou seja, os eventos não foram cancelados, como ocorreu com outras coleções no passado. Isso dá a entender que mesmo com atrasos os eventos ocorrerão. Isso já é uma vitória, pois da mais esperanças que a distribuição de magic em português será finalmente sanada.

Bem, deixando de lado a historia da importação e falando sobre o pré-lançamento de Zendikar...





Se você for para madrid não perca!! Ehehe

A coleção de Zendikar será válida, para todos os eventos, a partir de seu lançamento, o que ocorrera no dia 2 de outubro. Isso significa que todos os eventos Padrão (standard ou T2) do mundo após essa data não poderão mais utilizar cards do bloco de Lorwyn enquanto que no ambiente Extended, com a entrada de Zendikar o bloco de investida fica restrito a seu uso nos ambiente Legacy e Vintage. Fique atento para não ser penalizado em nenhum evento por ai por usar cards não permitidos hein!

Voltando ao tema...

Os temas de Zendikar com suas armadilhas, com o Aterramento (quando um terreno entra no campo no seu controle) e os novos terrenos são tão bem arquitetados que é como se a Wizards tivesse planejado isso desde muitos anos. Provavelmente fizeram milhares de testes para balancear e liberar cards como as armadilhas, já que a inclusão das novas Fetch Lands justamente na saída das antigas do Extended é algo que foi muito bem calculado e preparado para vender ainda mais a coleção. Tanto que já há boatos de que as caixas de boosters de Zendikar nos EUA ficaram mais caras que as de Magic 2010, que há menos material disponível para venda do que M10 e que as encomendas já ultrapassam as da ultima coleção. Parece incrível que o magic hoje seja tão mais legal do que a alguns anos. Como o Henrique Amigo colocou na entrevista dele, a equipe de arte de Zendikar realmente se superou. São tantas coisas bem encaixadas que eu fico até com medo de ver o que será lançado em Worldawake e na coleção seguinte (ainda sob o codinome de Prosper). Como eles vão superar tantas novidades incríveis.
Até mesmo os equipamentos e artefatos da coleção são ligados ao tema de tal maneira que o chicote do Indiana Jones ou os óculos escuros da Lara Croft.
Parecem que eles farão parte integrante do jogo, assim como faziam parte em Kamigawa com a Jitte, o Shuko e o Shuriken.
Tudo leva a crer que eles ainda mal arranharam a superficie do que pode ser feito com os equipamentos de Zendikar, e ainda estou esperando pelo chicote... alguem tem que ter pensado nisso.
Mas falando em novas ideias, como é que vão conseguir mexer ainda mais com o ambiente e com os jogadores?

Esse ano, que ainda nem acabou, já foi tão legal com o Magic e com os jogadores com o lançamento de um jogo para X-BOX 360, com o From the Vault: Exiled, com os Planechase, com Zendikar, com o Máster Edition 3 no MOL... o que mais será que nos espera na loja mais próxima?

Sim, tem mais: Garruk vs Liliana e Premium Deck Series: Slivers (Fractius)... só para começar as discussões.

O spoiler de Zendikar já está praticamente todo completo (ou talvez já esteja completo visto que a Salvation vem dando up-date a cada três segundos...) mas para constatar por você mesmo o link está (AQUI) e do oficial da Wizards (AQUI).

Se você nunca participou de um evento de pré-lançamento ou até mesmo de um evento limitado, não se preocupe, nosso blog colocara a disposição conforme confirmarmos a data, um texto explicativo sobre como funciona um eventos desses, preparando você para lidar com um novo mundo totalmente novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário