quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Uma Abordagem Pratica de Como Lidar com Cards Alterados

Por Claire Dupré

Seja usando um card com borda preta, cards foils ou card asiáticos os jogadores sempre encontram novos jeitos de tornar seus decks mais legais. Essa mania evoluiu de tal forma a ponto dos jogadores trazerem seus cards customizados para os torneios. Desde um mero detalhe, até pintar metade do card as possibilidades dessas modificações são bem variadas. Qualquer que seja o modo que esses cards sejam modificados, ou “alterados”, e mesmo que sejam bem legais de se ver às vezes é eles podem acabar não sendo válidos para o uso em um torneio.

O que as regras dizem?

Olhando o que esta nas regras, há menções relevantes sobre o assunto no Guia Universal de Torneios nas regras 28 e 32.

GUT 28 diz:

Cards usados em torneios não podem ter nada escrito em sua face que não seja assinaturas ou modificações artísticas. As modificações não podem obscurecer a arte do card de uma forma que torne o card irreconhecível. Se a modificação feita num card for determinada pelo Juiz Mor como conduta anti-esportiva ou anotações de fora, o jogador usando tais cards pode estar sujeito as devidas resoluções do Guia de Penalidades da DCI.

GUT 32 diz:

O Juiz Mor é a autoridade final a respeito da interpretação dos cards. Para mais detalhes a respeito de como os cards devem ser interpretados, consulte as Regras de Torneios Específicas da DCI apropriadas para o evento. Se o Juiz Mor determinar que um jogador esteja usando um card que não seja em inglês ou cards impressos errados para ganhar alguma vantagem ao usar um texto ou arte enganosa, este jogador poderá estar sujeito as devidas resoluções do Guia de Penalidades da DCI.

As regras sobre o assunto são bem evasivas. A primeira seção apenas aponta que a arte do card ainda deve ser reconhecível. A segunda seção é mais focada na vantagem em potencial dada por uma alteração no card e claramente define que é proibido tentar tirar proveito disso.

O problema é que mesmo se um jogador não tem a intenção de enganar seu oponente, os card alterados podem afetar a leitura do estado do jogo para ambos os jogadores. Há também a possibilidade que o aspecto físico do card como peso, flexibilidade, espessura ou até mesmo a forma, se pesadamente modificados, podem tornar o card distinguível entre os demais.

Então o que é ou não é permitido?

Alterado ou falsificação?

Checar se o card é um card verdadeiro de Magic é o primeiro passo. Considerando o constante aumento do valor de alguns cards (no geral os usados no Legacy e no Vintage), é possível que tentem “alterar” um Ursos Cinzentos em uma Força de Vontade. Apesar de provavelmente ser uma obra de arte ainda sim será uma falsificação.

Alterar um card que já é falsificado seria mais comum. O teste padrão para checar se um card é falsificado é o teste de dobrar. Cards verdadeiros de Magic tem um potencial de voltar a sua forma natural, ou seja, plano. Cards alterados, no geral, tem uma pintura sobre eles e este teste pode facilmente arruinar esse trabalho de pintura. Fazer a comparação das cores de um card que não foram alteradas com as de um card original também é um ótimo teste de autenticidade dos cards.

Engraçado ou agressivo?

Pierre Desproges, um famoso humorista francês disse uma vez “Uma pessoa pode rir de tudo, mas não todo mundo”. O mesmo se aplica a alterações, exceto aquelas que são mais públicas do que uma piada interna entre seus amigos. Algumas referências podem ser chocantes e a ofensa que esses cards podem causar tem que ser mantido em mente. Para citar um exemplo há uma série de Rituais Sombrios alterados com uma referência ao Nazismo que tem sido alvo de muito debate na internet.

Modificando a Imagem

Chegamos ao coração do problema. Magic é um jogo no qual a ilustração de um card é tão (pra não dizer mais) importante do que o texto escrito nele. Jogadores competitivos não necessariamente conhecem de forma precisa o que está escrito na caixa de texto, mas reconhecem o card pela sua imagem. Às vezes eles nem sabem o que a figura representa mas identificam formas e cores da ilustração. É por isso que a ilustração deve ser facilmente reconhecida já que assegura uma clareza na leitura do estado do jogo.

Caso 1: Cards sem borda

“Desbordar” um card consiste em expandir a ilustração além das bordas da caixa de ilustração do card como no exemplo com o Espadas em Arados, algumas vezes as modificações chegam até a borda do card (Illusionary Mask), ou removem toda a moldura e às vezes até a caixa de texto (Teneb, O Ceifador, cedido cordialmente por CardKitty).




Geralmente não há nenhum tipo de problema com este tipo de alteração, pois a ilustração continua facilmente reconhecível.

O que poderia então levar o juiz mor a proibir alguma delas? Se a alteração escondesse elementos chaves que pudessem levar a confusão então poderia ser um problema. O que aconteceria se o custo da mágica, ou o poder e resistência tivessem desaparecidos? O custo da mágica define (geralmente) a cor do card e o numero de poder e resistência (quase sempre) são universalmente compreendidos.

Um detalhe importante é a falta de nome, tipos e caixa de texto. Há realmente alguma diferença entre um card sem borda e caixas, e (para os ocidentais) um card escrito em Kanji ou no alfabeto cirílico os quais nós não proibimos? Pense em uma Sombra Materializada. Ele parece ter a habilidade de voar tanto em um card sem bordas e caixas quanto num card em chinês, tornando o problema de confusão idêntico não é mesmo? Vamos também pensar também na Illusionary Mask, o qual o texto tem estado desatualizado desde o século passado. O quão confuso pode ser jogar com um card que o texto não bate com o texto do Oráculo?

Praticamente, dos três cards citados acima eu tenho apenas uma preocupação com o Teneb, apenas pela razão de seu poder e resistência terem desaparecido. Ainda sim, contudo não é um grande problema.

Caso 2: Alteração

Alterar a imagem de um cards tecnicamente significa que um artista adicionou ou removeu alguns elementos para modificar o espírito da ilustração. Hoje em dia, os artistas estão sempre adicionando personagens ou objetos famosos nas ilustrações. Essas modificações podem variar bastante desde um pequeno objeto como com a Mina de Pedras Preciosas, objetos bem grandes como na Ilha e até a substituição completa da arte como em Mago Interferidor (obrigada a CardKitty pelas imagens).



Dependendo das adições ou remoções o impacto no reconhecimento do card pode variar bastante. Em termos de proibir um card, opiniões podem facilmente variar se usarmos vários critérios.

Dos exemplos colocados acima, a Mina de Pedras Preciosas é provavelmente a menos perigosa. A arte do card quase nem foi modificada e a caixa de texto não perdeu muitas palavras.

Na Ilha, a adição é enorme, cobrindo o centro da ilustração e a caixa de texto. Entretando o card é famoso e a adição se encaixa bem com a ilustração original (uma roupa azul, referindo-se ao meu ponto sobre jogadores prestarem atenção apenas em formas e cores). E no final, você pode esperar que um terreno esteja junto com outros terrenos o que reduz o potencial de confusão.

Agora a alteração no Mago Interferidor, apesar de ser menor do que a da Ilha e manter os limites da ilustração original ela é muito mais preocupante. O card não pode ser facilmente identificado. Adicione ao problema que o card tem um efeito continuo que modifica as regras do jogo e você pode ter um problema com ele, apesar de que o que faz lembrar o card (incluindo os importantes valores citados anteriormente) não mudou nada.

Isso mostra que a importância da alteração não é apenar um critério para determinar se o card pode ser usado ou não num torneio. As características originais devem estar na conta: o card é um feitiço, uma permanente ou mágica instantânea? Se for uma permanente, como o card afeta o estado do jogo? Ele é um terreno ou um card obscurecido? Novamente, como ele afeta o estado do jogo?

Por exemplo, olhe esse card: Ele é um Juzám Djinn ou um Ato Pernicioso?

Claro que por tudo que está escrito nele você pode simplesmente reconhecer o card. Ele não podia ser menos válido do que um Serendib Efreet de Revised certo? Mas se eu jogar esse card e meu oponente imediatamente me mostra um Remover a Alma antes de se dar conta qual card ele realmente é? Pronto, eu ganhei uma informação oculta.

Com o exemplo do Mago Interferidor acima, nós concluímos que é perigoso o fato de ser uma permanente. O que aconteceria se no caso do Juzam/Ato fosse entre duas mágicas instantâneas? Seria confuso não?

Modificações Físicas

Enquanto alterar a imagem é em geral a mudança mais óbvia, as modificações físicas também devem ser levadas em conta.

Peso e flexibilidade estão longe de serem as mais preocupantes. Uma boa analise de cada card com certo manuseio pode ser necessário para detectar o card marcado entre todos os cards normais. Isso seria tão fácil para um juiz pegar que não é tão incomum a modificação acontecer sem ser fácil de ser notada. Espessura e forma são bem mais preocupantes.

Espessura

- Marcadores permanentes não adicionam espessura.

- Canetas esferográficas podem deixar marcas visíveis ou detectáveis no verso do card.

Apesar de que ambas não são freqüentemente usadas para fazer alterações.

- Pintura é a técnica mais usada para alterar o card e dependendo do material usado os resultados podem variar: enquanto tinta acrílica pode ser fina o suficiente, tinta óleo ou guache podem ser bem espessos.

Portanto entramos aqui no campo de detectar os cards marcados. Coloque o deck em uma pilha única e olhe o espaço entre dois cards. A pegadinha aqui é que essa espessura extra pode existir apenas em um dos quatros lados de um card. Enquanto os cards foils podem ser desenvergados, essa espessura extra não pode ser removida o que possivelmente fará com que o jogador não possa utilizar o card.

Textura

A textura do card é similar ao caso de espessura. Se você passar o dedo na frente do card poderá reconhecer um card alterado. Assim como com o peso e flexibilidade, aqui é preciso apenas um óbvio manuseio e não merece mais atenção do os meios de pegar um manipulador comum.

Forma

Se a condição original de um card alterado não estiver perfeita, a pintura pode manter o card na condição de marcado, como acontece quando o card está envergado. Esse caso requer que o problema seja resolvido da mesma forma que com os cards foils.

Para resumir, não é por que um card está alterado que ele é considerado um card marcado, da mesma forma que apenas o fato do card ser um card foil não o faz ser considerado marcado. Apenas aplique os métodos usuais para detectar um card marcado e estará tudo bem.

Mesmo assim não é tão fácil definir regras claras do que é permitido ou não. Se detectar cards alterados que estejam marcados não é tão difícil, já que o processo é clássico, definir linhas claras sobre o que é permitido com a “nova” imagem por outro lado é praticamente impossível. É por isso que as regras dão poder total ao juiz mor para determinar a validade de um card.

O impacto da alteração no entendimento do estado do jogo é o fator mais importante para se ter em mente, acima dos problemas que a manipulação possa levantar. Não se esqueça que a maioria dos seus jogadores podem não conhecer o formato tão bem quanto você e também um jogador em sua partida pode não estar tão relaxado quanto você está enquanto avalia alguma coisa antes do torneio começar. Então não se fique paranóico! Embora seja difícil encontrar um equilíbrio, esse pode ser um exercício interessante para ajudá-lo com o entendimento do que é realmente perigoso a respeito dos cards foils, ou até mais do que a respeito dos cards, pode ajudá-lo com o comportamento dos jogadores.

É claro que você simplesmente poderia banir todos os cards alterados de seus torneios para limitar os riscos, mas mantenha em mente que o Magic é um jogo que criou uma comunidade a sua volta. A maioria dos jogadores quer jogar com os cards que eles gostam e os divertem enquanto jogam. Os cards alterados são um dos modos atuais de alcançar esse objetivo assim como foram os cards foils ou cards em japonês.

Para terminar gostaria de agradecer a Kevin Desprez por revisar e traduzir, assim como Eva e Dereck do www.cardkitty.com por gentilmente cederem a autorização para usar a imagens de seus cards nos exemplos.

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