quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Truques, Blefes e Reações Faciais

Olá a todos, hoje eu irei falar sobre um assunto que a maioria dos jogadores que conheço fazem questão de deixarem de lado, um assunto pouco discutido e até meio que esquecido dentre os jogadores de Magic, hoje eu falarei sobre blefe, reações faciais, e outros truques que podem lhe trazer alguma vantagem durante a partida. Sem mais delongas vamos ao que interessa, o artigo em si.

Alguns Truques

Qualquer coisa que você diz pode e será usado contra você quando você está jogando Magic. Na verdade, qualquer coisa que você diz tem que ser interpretado de alguma maneira por seu oponente, e tudo o que seu oponente falar deve ser interpretado por você. Utilize-se disso ao seu favor. A regra mais simples da psicologia do Magic é olhar o que seu oponente visivelmente faz, baseado nas suas próprias cartas. A melhor hora para você fazer isso é quando você está embaralhando e durante a compra das cartas para a sua mão antes que o primeiro jogo começe, você deve conversar com seu oponente, pergunte a quanto tempo ele joga, para quais decks ele já perdeu, etc... a idéia é você absorver o maximo de informação possível a seu favor, claro que existe a chance de seu oponente mentir ou não responder mas mais frequentimente do que vocês estão pensando eles respondem a verdade. Existem é claro algumas perguntas que você irá fazer que não haverão respostas, perguntas do tipo Você tem um Ecoing Decay na mão e está esperando que eu de um Rude of Awekning ? claro que você não receberá uma resposta direta, mas o corpo dele irá responder a verdade, o modo como ele irá olhar, piscar, respirar, agir etc... irá responder para você.
Se o seu oponente está com uma mão boa ele ficará sentado mais próximo da ponta da cadeira, ansioso para começar a partida, mas se ele estiver com uma mão ruim ele usa bastante tempo tentando decidir se ele mantém a mão ou muligará, preste atenção nos olhos do seu oponente, descubra para onde ele está olhando se ele olhar o grimório é certo que ele depende do que ele vai comprar, enfim os sinais são bem claros e podem ser facilmente interpretados.
Prestar atenção no modo como seu oponente organiza suas permanentes e no modo como seu oponente segura as cartas na sua mão pode revelar muito sobre a partida, a maioria dos jogadores de Magic naturalmente move os terrenos que estão na sua mão para a direita e se você marcar quantas cartas ele move para a direita é possível que você tenha uma idéia de quantos terrenos ele tem na mão.
O modo com que seu oponente respira durante a partida, também pode revalar alguns segredos, uma respiração muito rápida normalmente indica nervosismo e o melhor modo de castigar um oponente nervoso é o deixando mais nervoso, um bom modo de fazer isso é o irritando. Uma respiração profunda é pode indicar uma tentativa de concentração da parte de seu oponente, e se seu oponente tenta se concentrar lógicamente é porque a situação exige concentração, logo não permita que ele se concentre, utize-se dos métodos mais sujos, musicas irritantes funcionam bem aqui. O modo com que ele pisca também ajuda, piscar demais é outro indicio de nervosismo, caso seu oponente pisque muito pouco quer dizer que ele está atento demais a partida e então você deve tentar fazer com que ele perca essa atenção.
Outro bom truque que você pode e deve usar é no momento de sidear, a maioria dos jogadores no momento em que vão sidear separam as cartas que vão entrar no deck e depois tiram a mesma quantidade de cartas do deck, então eles trocam as cartas embaralham e jogam, sideando desse modo seu oponente sabe quantas cartas você sideou e isso pode vir a trazer alguma vantagem na partida para seu oponente, ao invés disso você deve colocar seu side inteiro dentro do baralho, as 15 cartas, então embaralhar, e aí olhar o deck e tirar 15 cartas do deck, e então embaralhar e jogar, assim seu oponente não irá saber quantas cartas você sideou.
Marque o modo como os bons jogadores de sua cidade jogam, marque o modo como eles agem na partida, estude-os, saiba como eles agem e como eles jogam, assim será mais fácil de vencê-los...
Esses foram apenas alguns truques dos muitos que existem, a idéia agora é que vocês criem os seus próprios truques, vocês já tem os fundamentos para isso e a sua imaginação é a unica coisa que te impõe algum limite. Agora falaremos sobre o Blefe.


Blefe

Esse blefe aconteceu se não me engano no mundial de 2002, era um mirror mach de Psychatog, entre Zvi e o Tuomo, Zvi deu uma Upheavel com três manas no pool, então Tuomo recebeu a prioridade e pensou, pensou durante sete minutos, ele tinha duas ilhas, uma Deep Analysis e uma Duress na mão, não havia o que fazer o jogo estava perdido, a tensão estava estampada na cara do Zvi enquanto Tuomo fazia uma cara de pensativo, sete minutos depois Tuomo puxa oito manas pro pool, Zvi pensou durante mais quatro minutos e então puxa mais quatro manas pro pool, a Upheavel resolve, era o momento critico da partida, se o Psychatog entrasse então Zvi estaria com o jogo ganho, mas caso o Psychatog fosse anulado a vitória seria de Tuomo pois era o quarto Psychatog do deck e se ele fosse anulado o deck não mataria mais, a tensão estava no auge, pois não havia mais lugar no campeonato para quem perdesse apenas a vitória interessava para ambos, mais dois minutos passam antes que qualquer um gastase qualquer mana do pool, então Zvi declara fase de ataque e toma sete de mana burn enquanto Tuomo tomou oito de burn. Tuomo virou a partida alguns turnos depois e conseguiu vencer a partida.

No blefe 1, Tuomo usou-se do tempo ao seu favor, fazendo com que o seu oponente pensase demais, Zvi pensou tanto que acabou errando, quanto mais tempo alguem fica analisando uma certa situação mais distante seu pensamento estará do que é mais óbvio e mais deturpado seu pensamento estará da realidade.

Se você for blefar como o Tuomo fez nessa partida lembre-se que você deve fingir que está analisando e não realmente analisar a situação porque se você o fazer você estará caindo no seu próprio truque, faça com que seu oponente fique analisando a partida durante um longo tempo fazendo com que ele fique com o pensamento deturpado e então faça com que ele erre. Um bom modo de fingir isso é ficar prestando atenção nas ilustrações das cartas, nos flavors text das cartas, isso faz com que você não analise a situação embora pareça que está analisando.

Blefe 2# - GP Curitiba - Round 5, Batle of Wits vs Dumbo Drop

Era o primeiro jogo, e o Batle of Wits estava com 6 manas e tinha 3 cartas na mão, enquanto o Dumbo Drop tinha um monte de manas e um monte de cartas na mão. Então o Batle of Wits virou duas manas, deixando 4 manas desviradas, e então joguou Abeyance. Então ele levou as mãos a cabeça e disse Oh não, faltou uma mana. O jogador que estava de Dumbo Drop riu e então deixou a abeyance resolver, o Batle of Wits comprou a carta, então jogou um land que já estava na sua mão, e fez Batle of Wits correndo para vencer a partida. Então após o termino da partida o jogador que estva de Dumbo Drop mostrou 4 conters na mão e então... chorou.

Esse foi um blefe muito arriscado pois se o jogador de Dumbo Drop não tivesse caído no blefe, ele saberia todas as cartas que haviam na minha do Batle of Wits: Batle of Wits, Abeyance e Land. Então ele estaria em uma má situação. E pior, mesmo se ele acreditasse que o Batle of Wits não tinha o quarto land, mesmo assim ele poderia vir a anular a Abyance pois o Batle of Wits poderia comprar um terreno com o draw da Abeyance.

Blefe 3# - Regionals 2004, Tooth and Nail (G3) vs R/G Land Destruction (Metalfucker)

Eu estava em uma sitação praticamente perdida antes mesmo do jogo começar, era o pior machup possível para mim, e ainda por cima eu não tinha nenhuma carta de side para esse machup. Então eu tinha que usar toda a minha experiência para tentar reverter essa difícil situação. Começamos a partida e eu abri a minha mão com:


Começei fazendo Urza`s Mine e passando, ele então seguiu com Forest Birds vai. Então comprei uma Urza`s Mine e fiz, Urza`s Mine vai, ele comprou e fez uma montanha e então exitou em dar o LD na Urza`s Mine, pois ele não queria desperdiçar o LD em uma Urza`s repitida, então ele não fez nada e passou, então eu comprei fiz uma cara de raiva e passei, fazendo um land drop intencional, ele então se afobou e fez Stone Rain na Urza`s Mine e passou, comprei, fiz a forest, dei um Sylvan Scrying para Urza`s Power Plant e passei. Ele então comprou e deu Creeping Mold na Urza`s Mine e passou, eu sabia que ele ia quebrar a Urza`s Mine pois ele acreditava que eu não tinha nenhum terreno na mão e a probabilidade de eu comprar uma terceira Urza`s Mine, então eu comprei fiz a Urza`s Power Plant tapei e fiz uma Vine Trelis e passei, ele então fez um Ravenous Baloth e passou, eu comprei fiz uma Urza`s Tower fiz Solemn Simulacrum, puxei uma forest e passei. Ele então deu um Volcanic Hammer no meu Solemn Simulacrum, bateu com o Baloth e passou. Eu comprei fiz Urza`s Mine, Tooth and Nail e venci uma partida que estava perdida mesmo antes de começar.

O Blefe Perfeito

Agora, um exemplo de um blefe que na minha opnião foi simplesmente perfeito, o jogo é entre
Machine Head e U/W Nedder Go (Sushi Go), o jogo está 1x0 para o Head Machine mas parece que não há esperanças para ele vencer essa partida, todos estão certos que o jogo está a um passo da vitória do Sushi Go, a situação era a seguinte: O Machine Head havia tido dois lands drop e estava com apenas seis terrenos enquanto o Sushi Go estava com oito, o Head Machine tinha 3 cartas na mão apenas enquanto o Sushi Go tinha 3 também, ambos tinham 15 pontos de vida, e para terminar o Sushi Go tinha um Nedder Spirit e por contra partida Head Machine não tinha nada. Simplesmente o jogo já estava controlado para o Sushi Go.
Foi ai então que o Machine Head fez um Blazing Specter que acabou sendo anulado por Foil, ele passou, ai então no passe o Sushi Go fez Fact or Fiction para Counterspell, Absorb, Repulse, Fact or Fiction e Repulse.


O sorriso surgiu e cresceu no rosto do controlador do Fact or Fiction mais ou menos ao mesmo tempo que a cara de desapontamento tomava a face do jogador de Head Machine, então ele falou com um sorriso amarelo: Sua sorte é incrível ! Acho que eu nunca vi um Fact or Fiction tão forte !...Ele continua: É impossível, eu não me conformo... Bom acho que eu perdi... Não tem mais como eu vencer depois desse Fact... Mas foda-se vo zuar ! Divido cinco e zero !... O Sushi Go então deu uma risada quase não acreditanto na sua sorte, não hesita e pega as cinco cartas, assim que ele colocou as cinco cartas na mão e o Fact or Fiction no cemitério o jogador do Machine Head soltou uma gargalhada que assustou a todos em volta, então ele faz: Ainda no passe, Dark Ritual, Blood Oath para Instant. 2x0






Regras Basicas sobre Blefe, por Paulo Rosa

- Sempre que você puder, gaste algum tempo pensando antes que você deixe uma mágica resolver, assim seu oponente irá pensar que você tem um counter na mão, e isso pode fazer com que ele jogue errado. Quando ele descobrir que você estava blefando ele irá cair mais uma vez no blefe pois quando você realmente estiver pensando em anular uma mágica ele irá pensar que você está blefando.
-Faça com que seu oponente pense que você está com medo de coisas que você realmente não teme, por exemplo: Ele joga um Fact or Fiction e abre 4 boas cartas e um Corpse Dance, ele tem um Psychatog no cemitéro com dano letal somando cartas na mão e cemitério, então você separa Corpse Dance de um lado e as outras 4 boas cartas do outro, ele irá pegar a Corpse Dance e então o jogará, então você irá anular. Resumindo, ele perdeu 4 boas cartas porque ele caiu no seu blefe.
-Não blefe contra pessoas estúpidas, não funciona.
-Sempre que você pensar em blefar leve em conta que seu oponente pode não cair no blefe e você pode estar indo para uma má situação na partida.
-Demore um pouco antes de passar o turno, mesmo quando você não tiver nada o que fazer no turno, assim seu oponente irá pensar que você tem alguma opção para fazer no seu turno mas preferiu não o fazer pois você tem um counter na mão.
-Crianças e garotas também blefam.

Bom por enquanto é isso, espero ter agradado e ajudado a todos, espero ter iluminado mais essa obscura parte do jogo, críticas construtivas e destrutivas serão aceitas do mesmo módo desde que tenham algum fundamento, agora eu fico por aqui, e aguardem voltarei em breve entrevistando Jon Finkel e Chris Pikula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário