Bom dia povo do RPG
Peço desculpas de se alguem ira receber este email multiplas vezes, mas creio que os que participam destas listas em que nos temos o assunto RPG em comum, seja atraves de lives , blogs, portais, listas de discussao ou telefonema ou bate papo no boteco, ja deviam ter se acostumado a isso.
Bom dia povo do RPG
peço desculpas de se alguem ira receber este email multiplas vezes, mas creio que os que participam destas listas em que nos temos o assunto RPG em comum, seja atraves de lives , blogs, portais, listas de discussao ou telefonema ou bate papo no boteco, ja deviam ter se acostumado a isso.
Tomei a liberdade de passar para um .doc, um antigo folhetim que recebi do Carlos E. Klimick e que acredito ser uma projeto pessoal dele, e muito embora nao concorde com todos os pontos da carta, sei que na epoca em que foi escrita, ela contextualizava a realidade que vivenciavamos no final dos anos 80 ate o meio dos 90.
Alguns pontos estao desatualizados como talvez o de acesso a informacoes pela internet e a globalizaçao destas informacoes, o acesso a compra e ao material que hoje nao so depende da sua loja local ou das editoras nacionais, mas o mais importante é a mensagem de nao deixar a peteca cair, que esta nas entre- linhas e na atual situacao - com crise ou sem - onde varios paradigmas mudaram o contexto de nós RPGistas vermos as coisas mudando e termos de nos adpatar a realidades onde nao temos mais revista de RPG ou de Encontros Internacionais - e nao os temos por que nao mais precisamos deles - o que para um é uma verdade, para outros é uma tristeza.
Eu ja jogo RPG a muito tempo, e participei de todos o EIRPG durante suas 11 Edicoes sem falhar, nestas viajens sempre com muitos causos e atribulacoes, alem da companhia do meu grupo, eu sempre desfrutei da companhia de ilustres desconhecidos que com o passar dos anos se tornaram amigos. è em nome destes amigos que eu sugiro que leiam com atençao ao texto que me foi passado, filtrem dele o que nao serve mais e adapatem a ele aos novos conceitos, mas nao deixem a peteca cair.
Nove Coisas que você pode fazer pelo RPG
Nesta folha estão relacionados Nove Coisas que você, fã dos jogos de REPRESENTAÇÃO pode fazer para ajudá-lo a crescer e se tornar forte e sadio no Brasil. Leia com atenção, e faça-as com vontade e peixão pelo jogo.
1)Atraia Novos Jogadores: ninguém é bom demais para jogar RPG, convide seus colegas de estudo, trabalho, esporte, ate aquele seu tio que gosta de uma carteado ( e não se esqueça do seu amor, assim ele já fica sabendo onde você passa os sábados à noite) para jogar prepare ( ou peça apara o seu amigo que mestra) uma aventura simples mas divertida, com sorte você conseguirá novos adeptos para o RPG.
2)Exponha o RPG: não são só os seus conhecidos que podem jogar RPG – os desconhecidos também. Vá a Centros de Cultura, escolas e universidades ( pode ser a sua), SESC’s, a biblioteca publica mais próximas e fale com a pessoa responsável sobre como RPG é útil a sociedade, como ele desenvolve as habilidades sociais, a criatividade, a fala e o gosto pela leitura, e que você gostaria de fazer uma palestra lá sobre tão nobre assunto. Faça alguns cartazes, cole no Local e prepare sua melhor lábia e, de preferência, uma aventura ultracurta e ultra simples para mestrar aos interessados que vierem a palestra. Leve seu grupo de jogo com você, mostre que você não é o único. Com sorte conseguirá varias pessoas interessadas em jogar mais.
3)Crie Grupos de Jogo: então você já fez as coisas 1 e 2 e tem um monte de novos jogadores – ou então você conhece alguns gatos pingados que jogam ou jogavam RPG mas estão sem grupo. È hora de criar grupos! Um RPGista só não faz verão, para jogar é preciso grupos. Arranje um MJ-GM para os neófitos/lobos solitários, contate-os, de o telefone de um para o outro, ponha os para jogar. Mas espere, com todos estes novos grupos, esta faltando mestre. Bem isto nos leva a ...
4)Mestrar: para se jogar RPG é preciso três coisas, basicamente: jogadores – um grupo – um mestre. Se você já cuidou dos jogadores do grupo com as coisas de 1 a 3, só falta o mestre. Sem um Mestre os jogadores vão ficar ao léu, e acabar desistindo de jogar. Consiga um mestre para os grupos de jogadores, e na falta, mestre você mesmo. Vamos lá, se você joga, você mestra. Pense no tipo de historia seus jogadores gostariam de jogar ( na duvida pergunte a eles – `Que tal uma historia em que desarmados, vocês enfrentam a frota imperial?) e faça algo no estilo. Realmente, Vamos lá – a carestia de mestres é algo serio. Levante a bunda desta confortável cadeira de jogador e ponha-se atrás daquele escudo de mestre – Tio RPG precisa de você! E por fim, chegamos às cinco coisas que garantem a continuação de tudo que você fez ate agora ...
5)Ajuda ao teus pares: traduzindo – de uma Mao aos seus colegas RPGistas, jogadores unidos jamais serão vencidos, um por todos e todos por um etc. Seu colega não pode mestrar hoje, e você esta livre? Mestre no lugar dele ora! Aquele cara vai fazer uma palestra sobre RPG ( coisa 2) na escola dele? Vá La ajudá-lo! Lembre-se: somos todos irmãos perante o D2 todo Poderoso.
6)Crie Associações: então na sua cidade, bairro, escola já existem vários Grupos de jogo, montes de gente que joga RPG? Esta na hora de por todo este pessoal em contato, de formar a Companhia do Anel, o Grupo de grupos, o Sindicato dos RPGistas – a associação. Para criar uma associação tudo que precisa basicamente de um lugar e uma data ( casa do Paulo, toda sexta à noite). O objetivo das associações é manter todos estes jogadores e grupos em contato, apara que eles possam trocar experiências, historias e marcar jogos ( Ei você mestra ciberpunk? Não da pra mestrar uma historia pra gente?) entre si. O local pode ser tanto a casa de alguém como um local publico (lembra daqueles centros Culturais, bibliotecas, escolas e SESC’s da Coisa 2? Volte lá e pergunte se vocês não podem exercer a mais nobre arte do RPG naquele espaço ...), e a data fica dependendo da disponibilidade e do desejo do pessoal - desde toda semana ( mais que isso não é aconselhável) ate uma vez por mês ( menos que isso também não é aconselhável).
7)Apóie as lojas: certo às vezes nos esquecemos, mas sem as lojas de RPG, a vida dos RPGistas seria bem mais difícil e chata, Passe o endereço de sua loja preferida aos seus jogadores, e, se possível, Compre os livros, ao invés de xerocá-los. Faça uma vaquinha com seu grupo e ou Associação e compre aquele livro que todo mundo quer ( depois faça um sorteio entre os membros para decidir quem será o dono) lembre- se que assim você também estará apoiando as editoras de RPG, de quem, ( a não ser que você tenha criado o seu próprio RPG e faça suas próprias aventuras) você depende.
8)Contata aos teus pares: aqui esta se referindo aos rpgistas que não estão próximos a você. Lembre-se o RPG é uma grande família, sempre tem alguém que pode lhe dar uma Mao e uma idéia, alem do que é bom saber que você não esta sozinho neste deserto de homens e idéias. A internet esta cheia de contatos, e mesmo que você não tenha internet, as revistas, isto é, a revista esta ai para isto, alem dos encontros de RPG ( não se esqueça de ir ao Encontro Internacional todo ano). E por ultimo, mas não menos importante ...
9)Ensina-os as nove coisas: certo, então você conseguiu novos jogadores, criou grupos e você e seu colega estão mestrando para este pessoal. Bem , o show não pode parar – fale ao seu novo grupo sobre as NOVE COISAS que você pode fazer pelo RPG. Passe essa idéia ( e o RPG acima de tudo) Para frente!
PROJETO RIZOMA
Enraizando o RPG!
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Carlyle Santin Sguassabia
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