quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Nove Coisas que você pode fazer pelo RPG

Bom dia povo do RPG

Peço desculpas de se alguem ira receber este email multiplas vezes, mas creio que os que participam destas listas em que nos temos o assunto RPG em comum, seja atraves de lives , blogs, portais, listas de discussao ou telefonema ou bate papo no boteco, ja deviam ter se acostumado a isso.

Bom dia povo do RPG

peço desculpas de se alguem ira receber este email multiplas vezes, mas creio que os que participam destas listas em que nos temos o assunto RPG em comum, seja atraves de lives , blogs, portais, listas de discussao ou telefonema ou bate papo no boteco, ja deviam ter se acostumado a isso.

Tomei a liberdade de passar para um .doc, um antigo folhetim que recebi do Carlos E. Klimick e que acredito ser uma projeto pessoal dele, e muito embora nao concorde com todos os pontos da carta, sei que na epoca em que foi escrita, ela contextualizava a realidade que vivenciavamos no final dos anos 80 ate o meio dos 90.
Alguns pontos estao desatualizados como talvez o de acesso a informacoes pela internet e a globalizaçao destas informacoes, o acesso a compra e ao material que hoje nao so depende da sua loja local ou das editoras nacionais, mas o mais importante é a mensagem de nao deixar a peteca cair, que esta nas entre- linhas e na atual situacao - com crise ou sem - onde varios paradigmas mudaram o contexto de nós RPGistas vermos as coisas mudando e termos de nos adpatar a realidades onde nao temos mais revista de RPG ou de Encontros Internacionais - e nao os temos por que nao mais precisamos deles - o que para um é uma verdade, para outros é uma tristeza.

Eu ja jogo RPG a muito tempo, e participei de todos o EIRPG durante suas 11 Edicoes sem falhar, nestas viajens sempre com muitos causos e atribulacoes, alem da companhia do meu grupo, eu sempre desfrutei da companhia de ilustres desconhecidos que com o passar dos anos se tornaram amigos. è em nome destes amigos que eu sugiro que leiam com atençao ao texto que me foi passado, filtrem dele o que nao serve mais e adapatem a ele aos novos conceitos, mas nao deixem a peteca cair.




Nove Coisas que você pode fazer pelo RPG











Nesta folha estão relacionados Nove Coisas que você, fã dos jogos de REPRESENTAÇÃO pode fazer para ajudá-lo a crescer e se tornar forte e sadio no Brasil. Leia com atenção, e faça-as com vontade e peixão pelo jogo.







1)Atraia Novos Jogadores: ninguém é bom demais para jogar RPG, convide seus colegas de estudo, trabalho, esporte, ate aquele seu tio que gosta de uma carteado ( e não se esqueça do seu amor, assim ele já fica sabendo onde você passa os sábados à noite) para jogar prepare ( ou peça apara o seu amigo que mestra) uma aventura simples mas divertida, com sorte você conseguirá novos adeptos para o RPG.



2)Exponha o RPG: não são só os seus conhecidos que podem jogar RPG – os desconhecidos também. Vá a Centros de Cultura, escolas e universidades ( pode ser a sua), SESC’s, a biblioteca publica mais próximas e fale com a pessoa responsável sobre como RPG é útil a sociedade, como ele desenvolve as habilidades sociais, a criatividade, a fala e o gosto pela leitura, e que você gostaria de fazer uma palestra lá sobre tão nobre assunto. Faça alguns cartazes, cole no Local e prepare sua melhor lábia e, de preferência, uma aventura ultracurta e ultra simples para mestrar aos interessados que vierem a palestra. Leve seu grupo de jogo com você, mostre que você não é o único. Com sorte conseguirá varias pessoas interessadas em jogar mais.



3)Crie Grupos de Jogo: então você já fez as coisas 1 e 2 e tem um monte de novos jogadores – ou então você conhece alguns gatos pingados que jogam ou jogavam RPG mas estão sem grupo. È hora de criar grupos! Um RPGista só não faz verão, para jogar é preciso grupos. Arranje um MJ-GM para os neófitos/lobos solitários, contate-os, de o telefone de um para o outro, ponha os para jogar. Mas espere, com todos estes novos grupos, esta faltando mestre. Bem isto nos leva a ...



4)Mestrar: para se jogar RPG é preciso três coisas, basicamente: jogadores – um grupo – um mestre. Se você já cuidou dos jogadores do grupo com as coisas de 1 a 3, só falta o mestre. Sem um Mestre os jogadores vão ficar ao léu, e acabar desistindo de jogar. Consiga um mestre para os grupos de jogadores, e na falta, mestre você mesmo. Vamos lá, se você joga, você mestra. Pense no tipo de historia seus jogadores gostariam de jogar ( na duvida pergunte a eles – `Que tal uma historia em que desarmados, vocês enfrentam a frota imperial?) e faça algo no estilo. Realmente, Vamos lá – a carestia de mestres é algo serio. Levante a bunda desta confortável cadeira de jogador e ponha-se atrás daquele escudo de mestre – Tio RPG precisa de você! E por fim, chegamos às cinco coisas que garantem a continuação de tudo que você fez ate agora ...



5)Ajuda ao teus pares: traduzindo – de uma Mao aos seus colegas RPGistas, jogadores unidos jamais serão vencidos, um por todos e todos por um etc. Seu colega não pode mestrar hoje, e você esta livre? Mestre no lugar dele ora! Aquele cara vai fazer uma palestra sobre RPG ( coisa 2) na escola dele? Vá La ajudá-lo! Lembre-se: somos todos irmãos perante o D2 todo Poderoso.



6)Crie Associações: então na sua cidade, bairro, escola já existem vários Grupos de jogo, montes de gente que joga RPG? Esta na hora de por todo este pessoal em contato, de formar a Companhia do Anel, o Grupo de grupos, o Sindicato dos RPGistas – a associação. Para criar uma associação tudo que precisa basicamente de um lugar e uma data ( casa do Paulo, toda sexta à noite). O objetivo das associações é manter todos estes jogadores e grupos em contato, apara que eles possam trocar experiências, historias e marcar jogos ( Ei você mestra ciberpunk? Não da pra mestrar uma historia pra gente?) entre si. O local pode ser tanto a casa de alguém como um local publico (lembra daqueles centros Culturais, bibliotecas, escolas e SESC’s da Coisa 2? Volte lá e pergunte se vocês não podem exercer a mais nobre arte do RPG naquele espaço ...), e a data fica dependendo da disponibilidade e do desejo do pessoal - desde toda semana ( mais que isso não é aconselhável) ate uma vez por mês ( menos que isso também não é aconselhável).



7)Apóie as lojas: certo às vezes nos esquecemos, mas sem as lojas de RPG, a vida dos RPGistas seria bem mais difícil e chata, Passe o endereço de sua loja preferida aos seus jogadores, e, se possível, Compre os livros, ao invés de xerocá-los. Faça uma vaquinha com seu grupo e ou Associação e compre aquele livro que todo mundo quer ( depois faça um sorteio entre os membros para decidir quem será o dono) lembre- se que assim você também estará apoiando as editoras de RPG, de quem, ( a não ser que você tenha criado o seu próprio RPG e faça suas próprias aventuras) você depende.



8)Contata aos teus pares: aqui esta se referindo aos rpgistas que não estão próximos a você. Lembre-se o RPG é uma grande família, sempre tem alguém que pode lhe dar uma Mao e uma idéia, alem do que é bom saber que você não esta sozinho neste deserto de homens e idéias. A internet esta cheia de contatos, e mesmo que você não tenha internet, as revistas, isto é, a revista esta ai para isto, alem dos encontros de RPG ( não se esqueça de ir ao Encontro Internacional todo ano). E por ultimo, mas não menos importante ...



9)Ensina-os as nove coisas: certo, então você conseguiu novos jogadores, criou grupos e você e seu colega estão mestrando para este pessoal. Bem , o show não pode parar – fale ao seu novo grupo sobre as NOVE COISAS que você pode fazer pelo RPG. Passe essa idéia ( e o RPG acima de tudo) Para frente!



PROJETO RIZOMA



Enraizando o RPG!








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Carlyle Santin Sguassabia

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