Plaaaaaanechaase!!
Saudações trutas! Como amanhã (ou hoje se você estiver lendo isso no dia 04 de setembro) é o lançamento de Planechase, uma “quase” nova expansão de Magic: The Gathering, mas que na realidade um novo formato, vou escrever sobre essa que é a mais nova variante do jogo: o Magic Planar!!
Como variante do Magic, entenda-o como um modo de jogo não convencional e não oficial, como o EDH (Elder Dragon Highlander), Pauper, Mental Magic, Chaos Magic (sendo esse ultimo a mais provável fonte de inspiração para o Magic Planar).

Porém, após os eventos da coleção Espiral Temporal, todas as centelhas sofreram uma mutação, mudando radicalmente os planeswalkers. Agora mortais, podem ser feridos, envelhecem e possuem as necessidades biológicas normais. Embora ainda poderosos, a capacidade de criarem planos já não existe mais, e seus poderes não são de longe comparados aos de deuses. A maior vantagem nisso tudo é que agora, podemos ter cards de planeswalkers, como Chandra Nalaar, Jace Beleren e até Nicol Bolas, que antes da mutação nas centelhas, era um planeswalker tradicional.
Note que esses novos planewalkers possuem o fator lealdade. Não pense que só por que você é um planeswalker tradicional que os outros vão fazer o que você quer só por que você os subornou com umas manas. Sempre que um planeswalker toda uma bordoada ou faz alguma tarefa extenuante, ele perde lealdade, chegando a um ponto que ele vai embora para outros planos, deixando a mágica que o invocou no seu cemitério. Logicamente ele ganha lealdade quando ele faz alguma tarefa prazerosa a ele. (No caso da Chandra, fritar a cara de outro planeswalker ou do Bolas, que é destruir pura e simplesmente).

Resumindo: planos são outros mundos e os planeswalkers têm habilidades para se transportarem de um para o outro livremente. Porém, como cada plano é único e tem seu próprio ambiente e suas “Leis da Física”, é natural que haja diferenças entre eles. Não precisa ir muito longe: imagine nosso Sistema Solar. Se viajarmos à Lua, nós nos sentiríamos mais leves devido à menor gravidade, e ficaríamos sufocados e queimados em Vênus, pois lá a atmosfera é densa e o efeito estufa muito intenso. Tudo isso tem influência nos planeswalkers, positiva ou negativamente.

Vou apresentar uma síntese das regras que acompanham Planechase. Primeiramente, é necessário, além de um baralho construído comum de Magic, um Baralho Planar, formado por cards de Planos. Plano é um novo tipo de card que se obtém adquirindo um dos quatro baralhos pré-construídos do produto Planechase. O baralho planar é composto por 10 planos, sendo que você não pode ter mais de um plano com o mesmo nome no seu baralho planar.

Também é necessário o Dado Planar, um dado de seis faces, que também vem com os baralhos de Planechase. Esse dado possui quatro lados em branco, um lado com a face do símbolo dos Planinautas e um lado com a face do Caos.


Agora que você já tem tudo que precisa, é hora de jogar! O baralho planar é colocado numa nova área de jogo: a Área de Comando. Esses cards nunca são colocados no campo de batalha, e portanto não são permanentes. Não podem ser destruídos ou afetados de nenhuma forma. E são embaralhados normalmente como qualquer baralho de Magic.
O jogo se inicia normalmente, porem o jogador inicial vira a primeira carta de plano na área de comando. A partir daí, a primeira habilidade do plano estará “sempre ativada”, enquanto a segunda só será ativada se algum jogador tirar a face do Caos no dado planar. Você pode rolar o dado durante o seu turno, a qualquer momento em que possa jogar um feitiço, pagando uma quantidade de mana referente ao numero de vezes que você já tiver rodado o dado. Se sair a face do Caos, a segunda habilidade do plano é ativada. Se sair a face do Planeswalker, a carta de plano ativa é colocada no fundo do baralho planar do seu dono, e o jogador que tirou essa face vira para cima o primeiro card de seu baralho planar. Ou seja, tirar a face do planeswalker significa viajar para outro plano!

Tirando essa habilidade aleatória, pois você nunca sabe que plano vai vir ou de que forma o Caos te afetará, o Planar Magic é só o mesmo Magic com uma carga temática maior, pois agora você acrescenta a habilidade mais importante dos planeswalker ao flavor do jogo, que é a mudança planar, as famosas viagens pelo Multiverso. Eu acho fantástico! Uma grande adesão ao Magic para jogadores casuais, o chamado “for fun”. E quem sabe não se torne até um formato oficial? Tipo, um Planar Standard? É esperar o sucesso pra ver, a partir de hoje nas lojas do mundo todo! (ok, exceto no Brasil ¬¬, mas a Domain com certeza terá!!!)
See you next week!
Off topic: todo mundo já sabe que a Disney comprou todos os direitos da Editora Marvel, não é? Bem, o mestre Stan Lee gostou da idéia, mas vamos esperar pra ver o que o rato do Mickey vai fazer com o Homem-Aranha e Cia.!
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