quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Novas Fronteiras - Magic Planar

Plaaaaaanechaase!!

Saudações trutas! Como amanhã (ou hoje se você estiver lendo isso no dia 04 de setembro) é o lançamento de Planechase, uma “quase” nova expansão de Magic: The Gathering, mas que na realidade um novo formato, vou escrever sobre essa que é a mais nova variante do jogo: o Magic Planar!!

Como variante do Magic, entenda-o como um modo de jogo não convencional e não oficial, como o EDH (Elder Dragon Highlander), Pauper, Mental Magic, Chaos Magic (sendo esse ultimo a mais provável fonte de inspiração para o Magic Planar).

Mas o que vem a ser esse Magic Planar? Bem, antes de tudo vamos começar um pouco com a temática envolvendo Planechase. E pra começar, o que nós, jogadores de Magic somos? Planeswalkers! (Planinautas é o termo português, mas como dito no meu outro artigo, planeswalker é o termo oficial usado mundialmente). Planewalkers são viajantes dos planos do Multiverso, pessoas que possuem a “centelha”, uma habilidade latente que só alguns seres possuem e dentre eles, poucos a manifestam. Essa centelha normalmente desperta em condições de stress extremo ou de experiências de quase morte, com o intuito de proteger o individuo portador. O processo de transformação em planeswalker é chamado de “Ascensão”. Com isso, ganha-se a habilidade de viajar pelo Multiverso, bem como um vasto domínio e capacidades mágicas. Existem dois tipos de planeswalker. Os tradicionais e os novos. Os tradicionais, como Urza, eram quase oniscientes e onipotentes, muitas vezes louvados como deuses, eles eram imortais e não tinham necessidade de um corpo físico e nem de subsistência (embora a maioria mantivesse seu corpo original ou até se alimentasse), e com poderes tão vastos que podiam criar seus próprios planos, tal como Serra, que criou o Reino de Serra, por sinal um dos cards de planos de Planechase. Porém, os planeswalkers tradicionais eram tão poderosos que era impossível criar cards para representá-los. Nós, jogadores de Magic, somos planeswalkers desse tipo (por favor, não pensem que podem ficar sem comer ou dormir, não queremos perder nenhum jogador dedicado por inanição!).

Porém, após os eventos da coleção Espiral Temporal, todas as centelhas sofreram uma mutação, mudando radicalmente os planeswalkers. Agora mortais, podem ser feridos, envelhecem e possuem as necessidades biológicas normais. Embora ainda poderosos, a capacidade de criarem planos já não existe mais, e seus poderes não são de longe comparados aos de deuses. A maior vantagem nisso tudo é que agora, podemos ter cards de planeswalkers, como Chandra Nalaar, Jace Beleren e até Nicol Bolas, que antes da mutação nas centelhas, era um planeswalker tradicional.

Note que esses novos planewalkers possuem o fator lealdade. Não pense que só por que você é um planeswalker tradicional que os outros vão fazer o que você quer só por que você os subornou com umas manas. Sempre que um planeswalker toda uma bordoada ou faz alguma tarefa extenuante, ele perde lealdade, chegando a um ponto que ele vai embora para outros planos, deixando a mágica que o invocou no seu cemitério. Logicamente ele ganha lealdade quando ele faz alguma tarefa prazerosa a ele. (No caso da Chandra, fritar a cara de outro planeswalker ou do Bolas, que é destruir pura e simplesmente).

Agora vem o Multiverso. Multiverso é o conjunto de planos e um plano é um mundo ou universo com suas próprias leis naturais ou regras, similares ao nosso querido planeta, ou completamente diferentes e inexplicáveis como Zendikar será, Lorwyn e Alara são. O plano mais conhecido do Magic com certeza é Dominária, onde ocorreram a maioria dos eventos principais da história do jogo, como a saga que culminou com o enfraquecimento das centelhas, concluída em Visão do Futuro no bloco de Espiral Temporal, e que também acabou por desencadear os eventos vistos nos planos de Ravnica e Kamigawa.

Resumindo: planos são outros mundos e os planeswalkers têm habilidades para se transportarem de um para o outro livremente. Porém, como cada plano é único e tem seu próprio ambiente e suas “Leis da Física”, é natural que haja diferenças entre eles. Não precisa ir muito longe: imagine nosso Sistema Solar. Se viajarmos à Lua, nós nos sentiríamos mais leves devido à menor gravidade, e ficaríamos sufocados e queimados em Vênus, pois lá a atmosfera é densa e o efeito estufa muito intenso. Tudo isso tem influência nos planeswalkers, positiva ou negativamente.

Agora que você já sabe tudo (ou pelo menos o básico) sobre planeswalkers e planos , como é que se joga esse tal Magic Planar? Se você quer saber com detalhes basta clicar (AQUI) se estiver com preguiça, ou então continue lendo!

Vou apresentar uma síntese das regras que acompanham Planechase. Primeiramente, é necessário, além de um baralho construído comum de Magic, um Baralho Planar, formado por cards de Planos. Plano é um novo tipo de card que se obtém adquirindo um dos quatro baralhos pré-construídos do produto Planechase. O baralho planar é composto por 10 planos, sendo que você não pode ter mais de um plano com o mesmo nome no seu baralho planar.



Também é necessário o Dado Planar, um dado de seis faces, que também vem com os baralhos de Planechase. Esse dado possui quatro lados em branco, um lado com a face do símbolo dos Planinautas e um lado com a face do Caos.






Agora que você já tem tudo que precisa, é hora de jogar! O baralho planar é colocado numa nova área de jogo: a Área de Comando. Esses cards nunca são colocados no campo de batalha, e portanto não são permanentes. Não podem ser destruídos ou afetados de nenhuma forma. E são embaralhados normalmente como qualquer baralho de Magic.
O jogo se inicia normalmente, porem o jogador inicial vira a primeira carta de plano na área de comando. A partir daí, a primeira habilidade do plano estará “sempre ativada”, enquanto a segunda só será ativada se algum jogador tirar a face do Caos no dado planar. Você pode rolar o dado durante o seu turno, a qualquer momento em que possa jogar um feitiço, pagando uma quantidade de mana referente ao numero de vezes que você já tiver rodado o dado. Se sair a face do Caos, a segunda habilidade do plano é ativada. Se sair a face do Planeswalker, a carta de plano ativa é colocada no fundo do baralho planar do seu dono, e o jogador que tirou essa face vira para cima o primeiro card de seu baralho planar. Ou seja, tirar a face do planeswalker significa viajar para outro plano!

Tirando essa habilidade aleatória, pois você nunca sabe que plano vai vir ou de que forma o Caos te afetará, o Planar Magic é só o mesmo Magic com uma carga temática maior, pois agora você acrescenta a habilidade mais importante dos planeswalker ao flavor do jogo, que é a mudança planar, as famosas viagens pelo Multiverso. Eu acho fantástico! Uma grande adesão ao Magic para jogadores casuais, o chamado “for fun”. E quem sabe não se torne até um formato oficial? Tipo, um Planar Standard? É esperar o sucesso pra ver, a partir de hoje nas lojas do mundo todo! (ok, exceto no Brasil ¬¬, mas a Domain com certeza terá!!!)

See you next week!

Off topic: todo mundo já sabe que a Disney comprou todos os direitos da Editora Marvel, não é? Bem, o mestre Stan Lee gostou da idéia, mas vamos esperar pra ver o que o rato do Mickey vai fazer com o Homem-Aranha e Cia.!

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