sábado, 19 de setembro de 2009

Personagem com Classe: Mago da Guerra (D&D Edição 3.5)

Personagem com Classe é uma série de artigos do site oficial de D&D escritos em sua maioria por Skip Williams, um dos autores do Dungeons & Dragons 3.0 e 3.5. Em cada artigo, Skip Williams aborda uma das classes básicas de personagens do jogo e as classes básicas alternativas apresentadas nos suplementos “Livros Completos” da Edição 3.5. Skip Williams fala desta vez sobre o mago da guerra do Livro Completo do Arcano. A tradução é de Gilvan Gouvêa.

Esta coluna busca fornecer aos jogadores dicas sobre a criação de personagens eficientes e interessantes de vários tipos. Então, seja você um iniciante criando seu primeiro personagem ou um jogador experiente procurando algum recurso adicional, essa coluna é para você!

Prós e Contras do Mago da Guerramago da guerra

Os magos da guerra não veem utilidade para as magias sutis e até mesmo seu treinamento mágico se baseia mais na força bruta do que em um cuidadoso trabalho mental. Um mago da guerra se sobressai em uma coisa: causar grandes quantidades de dano rapidamente. Felizmente, é difícil errar quando tal habilidade é possuída.

Vantagens do Mago da Guerra

Quando o jogador escolhe um mago da guerra, seu personagem recebe uma lista fixa de magias que causam dano, matam, confundem ou enfraquecem criaturas. Ele possui uma habilidade limitada de mudar a lista de magias, além de também possuir alguns truques adicionais na manga. Abaixo, temos as várias vantagens que o personagem terá quando for um mago da guerra.

  • Magias: A lista de magias do mago da guerra não é tão ampla, mas inclui magias de ataque que podem ferir quase qualquer tipo de inimigo.
  • Conjuração Espontânea: O mago da guerra não possui um grimório, mas ele também não escolhe um repertorio pessoal de magias - ele conhece todas as magias da lista do mago da guerra. Ele possui um limite diário de magias por nível que ele pode conjurar, mas ele pode conjurar qualquer magia na lista de magias até atingir tal limite. Assim, ele não precisa adivinhar com antecedência quais magias preparar - se ele precisar conjurar uma magia específica várias vezes no mesmo dia, ele pode.
  • Caminho da Vitória: Um mago da guerra precisa ter um alto valor de Carisma, uma vez que tal habilidade domina sua conjuração. Mas um alto valor de Carisma também fornece uma vantagem nas negociações, o ajudando a fazer perguntas, interrogar prisioneiros e negociar com qualquer um quem possa conversar. Às vezes, a fala é mais eficaz do que o combate, mesmo para um mago da guerra.
  • Resistência Boa de Vontade: O mago da guerra usa a melhor progressão de resistência do jogo para os testes de Vontade (veja a Tabela 3-1 do Livro do Jogador). Sua força mental natural o ajuda a resistir à maioria dos efeitos que enganam a mente ou atacam o espírito, incluindo feitiços, compulsões, ilusões, efeitos de medo e até mesmo magias de infligir ferimentos.
  • Resistência Boa de Reflexos: O ninja usa a melhor progressão de resistência do jogo para os testes de Reflexos (veja a Tabela 3-1 do Livro do Jogador). Sua graciosidade natural o ajuda a evitar a maioria dos efeitos que causariam dano ou o deixariam preso, como magias de área, enredar e muitas armadilhas.
  • Boa Escolha de Armas: O mago da guerra sabe usar apenas armas simples. Apesar das armas simples não serem as mais mortíferas disponíveis, o fato do mago da guerra possuir acesso a uma categoria inteira fornece mais opções do que a maioria dos outros conjuradores possui. Tal versatilidade pode salvar sua vida se suas magias falharem.
  • Vantagem do Mago da Guerra: O mago da guerra adiciona seu bônus de Inteligência ao dano que ele causa com magias (veja a descrição da classe para maiores detalhes).
  • Aprendizado Avançado: No 3º, 6º, 11º e 16º níveis, o mago da guerra pode adicionar uma nova magia de mago, à sua escolha, da escola de Evocação em sua lista de magias de mago da guerra (veja Magias, acima). Esta habilidade fornece maior flexibilidade ao garantir acesso a magias como disco flutuante de Tenser, pequeno refúgio de Leomund e muralha de força.
  • Talentos Adicionais: No 7º, 10º, 15º e 20º níveis, o mago da guerra recebe um bônus metamágico adicional que torna suas magias mais poderosas de alguma forma.

Fraquezas do Mago da Guerra

O acesso livre às magias de ataque e as outras vantagens possuem um preço. Abaixo, temos algumas das desvantagens que são necessárias ao considerar a escolha de um personagem mago da guerra.

  • Pontos de Vida Medíocres: O Dado de Vida de seis lados do mago da guerra fornece um pouco mais de pontos de vida do que a maioria dos conjuradores arcanos, mas não o suficiente para resistir a danos pesados.
  • Pontos de Perícia Medíocres: Com simples 2 pontos de perícia por nível, a maioria dos magos da guerra não acumula muitas graduações em perícia, mesmo com o quádruplo dos pontos no 1º nível. Mesmo assim, o mago da guerra típico aumenta seu valor de Inteligência para que ele possa aproveitar sua característica vantagem do mago da guerra, e um alto valor de Inteligência sempre melhora os pontos de perícia de alguma forma.
  • Classe de Armadura Medíocre: No 1º nível, o mago da guerra sabe usar armadura leve, escudos leves e broqueis. Ele ignora a chance de falha arcana ao usar qualquer um desses itens. No 8º nível, ele aprende a usar armadura média e pode ignorar a chance de falha arcana ao usá-la, com ou sem escudo leve ou broquel. Esta habilidade limitada de usar armadura fornece ao mago da guerra uma Classe de Armadura melhor do que os outros conjuradores possuem, apesar da CA ainda não ser boa.
  • Base de Ataque Ruim: O bônus base de ataque do mago da guerra é +1 para cada dois níveis, o pior do jogo. Os magos da guerra podem causar muito dano com suas magias, mas não são tão bons com armas.
  • Resistência Fraca de Fortitude e Reflexos: Magos da guerra possuem a pior progressão para testes de resistência de Fortitude e Reflexos do jogo (veja a Tabela 3-1 do Livro do Jogador). Portanto, eles não são bons para evitar ataques contra seus corpos.
  • Escolha Limitada de Magias: O mago da guerra pode conjurar magias da lista de mago da guerra, e apenas dessa lista. A característica de classe aprendizado avançado permite que ele adicione algumas magias a essa lista, personalizando-a, mas na maioria das vezes, ele fica limitado ao que sua lista de classe oferece. A lista de magias do mago da guerra é ótima para o combate, mas não é tão boa para outros propósitos.

Jogando com um Mago da Guerra de Classe

O jogador descobrirá que a vida do mago da guerra será mais fácil se tiver em mente as seguintes dicas.

Pense com Antecedência

Só porque o personagem não precisa escolher as magias todos os dias não significa que ele não tenha que pensar um pouco antes do combate começar. Muitas das suas magias cobrem áreas e podem causar dano em seus aliados tanto quanto nos inimigos, então trabalhe com seus amigos para garantir que eles fiquem fora das suas áreas quando o mago da guerra estiver atirando, ou que eles possam sair rapidamente.

O mago da guerra não possui pontos de vida e Classe de Armadura suficientes para agüentar muito tempo na linha de frente, onde ele pode contar com uma visão livre para atirar - o que é muito importante para uma linha, cone ou ataques de toque à distância. Mas ele não pode lidar com a linha de frente o dia todo, então é melhor que ele fique no meio da formação do grupo e se mova para frente quando a ação começar. Assegure-se que seus aliados deixem espaço suficiente para que o mago da guerra possa passar e conjurar magias.

As magias não são as únicas ferramentas à disposição do mago da guerra. Algumas armas, itens alquímicos, e outros equipamentos podem expandir muito as opções, especialmente quando ele estiver enfrentando uma situação na qual ele não pode usar suas magias ou elas são ineficazes.

Lembre-se de seus Amigos

Cuidado para não ser muito agressivo, especialmente quando isso envolve arrastar seus aliados para lutas que eles preferem evitar. O mago da guerra é uma máquina de ataque, mas a luta nem sempre é a melhor opção. Então, aprenda a perceber quando disparar magias não é a melhor abordagem e esteja preparado para lidar com a situação de alguma outra forma ou recuar e deixar seus aliados tratarem dela.

A Linha de Frente do Grupo: Os indivíduos do grupo que possuem as armaduras mais pesadas (especialmente guerreiros e paladinos) possuem o mesmo entusiasmo pelo combate do que o mago da guerra. Mas, uma vez que preferem combate corpo a corpo, eles costumam ficar no caminho do mago quando este começa a disparar magias. Por isso, fale com tais personagens com antecedência para limitar a exposição às magias do mago da guerra. O personagem e os outros que ficam na linha de frente podem querer dividir o campo de batalha em metades (por exemplo, a metade esquerda e a metade direita) ou podem simplesmente combinar um conjunto de sinais para alertar seus companheiros que está na hora de limpar a área de ação.

Uma vez que o mago da guerra não possui magias ilimitadas, ele precisa deixar alguns inimigos para os combatentes. Contudo, ele deve sempre estar pronto para atacar rapidamente quando eles caírem ou quando entrarem em um confronto que não conseguem lidar.

Os Batedores do Grupo: Uma boa tática exige uma boa informação. Personagens como ladinos, monges e rangers podem fornecer alertas com antecedência sobre os desafios que o esperam. Mas, na luta, tais personagens costumam espreitar os arredores, procurando oportunidades para usar suas perícias específicas. Tente não ferir o batedor com suas magias e preste atenção no que ele está fazendo, uma vez que ele pode precisar de apoio rapidamente.

Outros Conjuradores: O mago da guerra provavelmente não é o único conjurador do grupo, mas a escolha de magias dele é unicamente focada no combate. Se o grupo precisar de magias de suporte, como detectar magia, ou magias de transporte ou melhoria, algum outro conjurador precisará fornecê-las. Assegure-se que os outros conjuradores no grupo estejam cientes das limitações do mago da guerra, mas não espere que eles deixem você se divertir sozinho atirando nos oponentes. Ao invés disso, combine formas de coordenar suas magias de ataque. Talvez o mago da guerra e outro conjurador possam trabalhar juntos para cobrir a oposição com magias de área, ou talvez um possa usar magias de área enquanto o outro usa magias direcionadas para derrubar os lideres inimigos ou atacar os mais fracos.

Equipamentos Chave

As magias são mais importantes do que o equipamento para o mago da guerra, mas alguns itens corretos podem tornar sua carreira mais longa e feliz:

  • Arma Corpo a Corpo: O mago da guerra não é muito bom em combate corpo a corpo, mas ele nunca sabe quando terá de recorrer ao combate corporal. Então, ele deveria levar uma boa arma corpo a corpo para que não fique sem defesa quando suas magias acabarem ou falharem. Uma lança causa um bom dano e também pode ser útil para conferir superfícies com perigos ocultos. Uma lança longa possui alcance e pode ajudar a manter os inimigos um pouco mais longe.
  • Armadura: Compre a melhor armadura leve que puder pagar. No começo da carreira, ele provavelmente não poderá comprar mais do que um corselete de couro batido e um broquel ou escudo leve, mas passe para o camisão de cota de malha assim que possível. Ao adquirir a habilidade de usar armadura média no 8º nível, ele provavelmente irá querer um peitoral de aço, apesar de ainda querer continuar com o camisão de cota de malha para manter seu deslocamento.

O mago da guerra precisa de toda Classe de Armadura que puder conseguir, por isso, adicione outros itens defensivos, como anéis de proteção e amuletos da armadura natural, sempre que puder comprá-los. Tenha em mente que vários itens menores cujos bônus se acumulem dão mais proteção a um preço mais acessível do que um item maior.

  • Arma à Distância: Uma besta pode ser tão eficaz quanto magias de baixo nível contra alguns oponentes. Use a quando for necessário conservar as magias, ou quando a oposição não for tão ameaçadora para merecer o uso. O mago da guerra pode usar uma besta pesada ou leve, como quiser. A primeira causa mais dano, mas leva mais tempo para recarregar. No começo da carreira, a besta leve pode ser uma escolha melhor do que a pesada porque é mais provável que o personagem fique sem outras opções. À medida que ele ganha experiência (e dinheiro para equipamentos melhores), o mago da guerra pode preferir causar mais dano com um único tiro.
  • Magias de Reserva: O mago da guerra nunca sabe quando vai ficar sem magias. Além disso, ele nunca sabe quando precisará de uma magia específica - e se precisará muito dela. Então, vale a pena manter algum poder de conjuração na reserva através de pergaminhos, varinhas ou ambos. Contudo, a escolha limitada de magias limita os pergaminhos e varinhas que o personagem pode usar. Assim, escolha uma magia flexível, como uma das magias de orbe ou raio ardente (que pode ser usada tanto para atacar uma criatura quanto um objeto) e coloque-a em um pergaminho ou varinha, dependendo do que puder pagar.

Sobre o Autor

Skip Williams se mantém ocupado com projetos freelancers para várias companhias de jogos diferentes e foi o Sábio da Dragon Magazine durante 18 anos. Skip é o co-criador do jogo D&D 3ª Edição e o arquiteto chefe do Livro dos Monstros. Quando não está inventando mortes rápidas e cruéis para personagens jogadores, Skip leva a vida em sua cozinha ou jardim (Coelhos e cervos não são amigos de Skip) ou trabalhando nos reparos e melhorias de uma casa de fazenda centenária que ele divide com sua esposa, Penny, e com uma crescente coleção de animais.

Gilvan Gouvêa é um professor de inglês que trabalha duro para chegar longe na vida. Enquanto faz isso ele traduz alguns artigos para a REDERPG.


Link do artigo original: http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/cwc/20051018a

Link do setor no site da Wizards: http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/arch/cwc

Artigos Anteriores

Bárbaro: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2099

Bardo: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2213

Clérigo: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2181

Druida: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2252

Feiticeiro: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2251

Guerreiro: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2074

Ladino: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2075

Mago: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2104

Monge: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2460

Paladino: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2350

Ranger: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2290

Níveis Mortos: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=4465

Samurai: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=4549

Lâmina Maldita: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=4679

Duelista: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=4909

Bruxo: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=5854

Ninja: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=6056

Nenhum comentário:

Postar um comentário