sexta-feira, 9 de julho de 2010

Palavra-chave de habilidade revisada: Toque mortífero

Toque mortífero é uma habilidade encontrada geralmente em criaturas. Seu funcionamento foi alterado.

Limo Ácido

{3}{G}{G}

Criatura -- Lodo

2/2

Toque mortífero (Qualquer quantidade de dano que esta criatura cause a uma criatura é suficiente para destruí-la.)

Quando Limo Ácido entra no campo de batalha, destrua o artefato, encantamento ou terreno alvo.

As novas regras para toque mortífero são as seguintes:

702.2. Toque mortífero

702.2a Toque mortífero é uma habilidade estática.

702.2b Qualquer quantidade de dano de combate diferente de zero que é atribuída a uma criatura por uma fonte com toque mortífero é considerada dano letal, independentemente da resistência daquela criatura. Consulte a regra 510.1c-d.

702.2c Uma criatura que sofreu dano causado por uma fonte com toque mortífero desde a última vez que as ações baseadas no estado foram verificadas é destruída como uma ação baseada no estado. Consulte a regra 704.

702.2d As regras para toque mortífero funcionam independentemente da zona a partir da qual um objeto com toque mortífero causa dano.

702.2e Se um objeto muda de zona antes que um efeito faça com que ele cause dano, sua última informação conhecida é usada para determinar se ele tinha toque mortífero.

702.2f Ocorrências múltiplas de toque mortífero no mesmo objeto são redundantes.

* Se uma criatura (quer ela tenha ou não toque mortífero) bloqueia ou é bloqueada por múltiplas criaturas, essas criaturas devem ser colocadas na ordem de atribuição de dano durante a etapa de declaração de bloqueadores. A criatura atribui seu dano de combate àquelas criaturas de acordo com a ordem de atribuição de dano anunciada para ela. Ela não pode atribuir dano de combate a uma daquelas criaturas a menos que cada criatura anterior àquela criatura na sua ordem sofra dano letal. Se uma criatura com toque mortífero bloqueia ou é bloqueada por múltiplas criaturas, tudo funciona exatamente do mesmo modo, com uma exceção: a atribuição de até mesmo um único ponto de dano daquela criatura a uma outra criatura é considerado dano letal.

Exemplo: A ordem de atribuição de dano de um Limo Ácido atacante (uma criatura 2/2 com toque mortífero) é Vorme Espinhoso (uma criatura 5/4), depois Mastodonte do Cerco (uma criatura 3/5) e depois Urso Garra de Runa (uma criatura 2/2). Limo Ácido pode atribuir 1 ponto de dano a Vorme Espinhoso e 1 ponto de dano a Mastodonte do Cerco, ou 2 pontos de dano a Vorme Espinhoso. Ele não pode atribuir dano a Urso Garra de Runa. Cada criatura à qual Limo Ácido causa dano é destruída.

* Se uma criatura atacante com toque mortífero e atropelar é bloqueada, a criatura atacante primeiro atribui dano à criatura ou às criaturas que a estejam bloqueando. Depois que o dano letal tiver sido atribuído a todas aquelas criaturas, o dano remanescente será atribuído entre aquelas criaturas bloqueadoras e o jogador ou planeswalker que a criatura está atacando ao critério do seu controlador. Entretanto, como a criatura tem toque mortífero, a atribuição de até mesmo um único ponto de dano a uma criatura é considerado dano letal.

Exemplo: Vorme de Yavimaya (uma criatura 6/4 com atropelar) está equipado com Mangual Górgona (um Equipamento que concede à criatura equipada +1/+1 e toque mortífero). Ele ataca um jogador e é bloqueado por Mastodonte do Cerco (uma criatura 3/5). Vorme de Yavimaya deve atribuir pelo menos 1 ponto de dano a Mastodonte. O dano remanescente pode ser atribuído entre Mastodonte e o jogador defensor ao critério do seu controlador. Em particular, Vorme de Yavimaya pode atribuir 1 ponto de dano a Mastodonte e 6 pontos de dano ao jogador defensor. Depois que o dano é causado a Mastodonte, Mastodonte é destruído.

* Se uma criatura com toque mortífero e outra criatura bloquearem ou forem ambas bloqueadas por uma criatura, a outra criatura pode levar em consideração que qualquer dano de combate causado por uma criatura com toque mortífero é considerado dano letal.

Exemplo: Um Limo Ácido atacante (uma criatura 2/2 com toque mortífero) e um Vorme de Yavimaya atacante (uma criatura 6/4 com atropelar) são ambos bloqueados por um Guarda Palaciano (uma criatura 1/4 que pode bloquear qualquer número de criaturas). Limo Ácido deve atribuir 2 pontos de dano a Guarda Palaciano. Como Guarda Palaciano está recebendo dano letal, os 6 pontos de dano de Vorme de Yavimaya podem ser atribuídos ao critério do seu controlador entre Guarda Palaciano e o jogador defensor. Em particular, Vorme de Yavimaya pode atribuir todos os 6 pontos de dano ao jogador defensor. Não importa qual criatura atribui dano primeiro, desde que a atribuição final de dano siga todos os parâmetros aplicáveis.

* A regra que faz com que as criaturas que sofrem dano de uma fonte com toque mortífero sejam destruídas aplicam-se a qualquer dano, não apenas dano de combate.

* Um efeito de regeneração pode salvar uma criatura que sofreu dano de uma fonte com toque mortífero.

* Se uma criatura seria destruída no mesmo momento devido a múltiplas ações baseadas no estado (porque sofreu dano letal e dano causado por uma fonte com toque mortífero), um único efeito de regeneração substituiria todas e salvaria a criatura.

* Se uma criatura sofre dano causado por uma fonte com toque mortífero, ela é destruída como uma ação baseada no estado. Isso significa que não há tempo de reação entre o momento em que a criatura sofre dano e o momento em que ela é destruída. Se você quiser colocar um escudo de regeneração nela ou sacrificá-la para obter um determinado efeito, ou qualquer outra coisa, você deve fazer isso antes do dano ser efetivamente causado.

* As regras que se relacionam com toque mortífero funcionam independentemente de onde estiver a fonte de dano com toque mortífero. Em outras palavras, se uma mágica ou habilidade faz com que um card com toque mortífero que não está no campo de batalha cause dano a uma criatura (como faz a habilidade de Exorcista Altruísta, por exemplo), aquela criatura é destruída. Isso não é o mesmo que dano causado por uma fonte que mudou de zona; veja abaixo.

* Se uma fonte de dano não mudou de zona até o momento em que aquele dano é causado, suas características são verificadas para saber se ela tem toque mortífero naquele momento. Se a fonte mudou de zona até o momento, sua última existência na zona na qual presume-se que esteja é verificada para saber se ela tinha toque mortífero naquele momento.

* Se um objeto com toque mortífero ganha outra ocorrência de toque mortífero, a ocorrência extra de toque mortífero não tem nenhum efeito particular. Se aquele objeto causar dano a uma criatura, um único efeito de regeneração ainda bastará para salvá-la.

Um comentário:

  1. Muito interessante, tiraram muitas dúvidas em relação ao Toque Mortífero, mas tenho uma grande dúvida no qual não achei aqui.

    Uma criatura com Toque Mortífero que causou dano na criatua bloqueadora, a bloqueadora atribui o dando de contra-ataque? ou o efeito do toque mortífero a destrói antes dela atribuir esse dano?

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